Inovar no transporte de medicamentos

A Unidade Pharma da Rangel desenvolveu um sistema que lhe permitiu fazer o pleno: reforçar a segurança no transporte de produtos farmacêuticos e reduzir drasticamente a pegada ecológica da operação.

Sistema eKooler permitiu cortar emissões de CO2 em 80%

O desafio lançado pela Unidade Pharma da Rangel Logistics Solutions às suas equipas internas foi ambicioso: tornar ainda mais seguro o transporte dos produtos farmacêuticos conservados na cadeia de frio mais exigente (2 – 8 ºC). O processo de 18 meses culminou no lançamento dos contentores eKooler, em 2018. Estas unidades, hoje amplamente usadas pela operadora logística, funcionam de maneira totalmente autónoma das viaturas de transporte e, graças a uma tecnologia inovadora, mantêm sempre a temperatura interior entre os 2 ºC e os 8 ºC. Ao dispensar as múltiplas camadas que anteriormente mantinham cada produto protegido, este sistema permitiu ainda que a Unidade Pharma da Rangel reduzisse a sua pegada ecológica pela diminuição do número de embalagens usadas no transporte. “Com o sistema eKooler, a redução carbónica foi de mais de 80%: o gasto de CO2 que tínhamos num ano, passámos a ter em seis”, explica Nuno Rangel, CEO da Rangel Logistics Solutions.

Por ser estanque e isotérmico, o eKooler resolve um problema comum associado ao transporte em viaturas refrigeradas: as encomendas deixam de estar expostas às oscilações de temperaturas geradas, por exemplo, pela abertura e fecho de portas na distribuição. Tratando-se de cargas sensíveis, é de evitar alterações térmicas que possam comprometer a eficácia dos produtos farmacêuticos.

Já o controlo de toda a operação saiu também reforçado uma vez que esta solução permite localizar a encomenda em tempo real e verificar, a cada momento, a sua temperatura.

Colocar a tecnologia ao serviço da sustentabilidade é um dos desígnios da Unidade Pharma da Rangel. A operadora logística farmacêutica está a renovar progressivamente a frota automóvel para alternativas aos veículos com motor de combustão, a apostar na energia solar e, também, no controlo inteligente dos consumos de electricidade e água.

Na vanguarda rumo a uma operação mais sustentável, a Unidade Pharma da Rangel assinou recentemente um compromisso com uma das suas maiores clientes da área farmacêutica em que se vincula a metas concretas para reduzir a sua pegada carbónica.

RANGEL 5

Case Study Name

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

RANGEL 3

Case Study Name

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

RANGEL 7

Case Study Name

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

@ 2022 Transformar Portugal. Todos os direitos reservados.